Atividade física e exercício


Com muita frequência pensamos que atividade física é o mesmo que exercício físico, mas há diferenças que devem ser esclarecidas, para otimização dos resultados que se pretendem com uma vida saudável.

Um exemplo prático que ilustra a diferença entre atividade física e exercício físico é o seguinte: se você for até à praia passear relaxadamente junto ao mar está a fazer atividade física. No entanto, se for até à praia, caminhar a um determinado ritmo, equipada com umas boas sapatilhas que amortecem o impacto e roupas de desporto respiráveis, com o objetivo de gastar cerca de 250 calorias durante uma hora de caminhada então isso já é considerado exercício físico.atividade fisica e exercicio

Atividade Física engloba todos os movimentos produzidos pela musculatura esquelética que produz um gasto calórico superior ao dos níveis de repouso. Ao fazermos os nossos movimentos quotidianos, como limpar a casa, cozinhar, passear com o cão,tomar banho, estamos a praticar atividade física.

Exercício Físico é sequencial, ou seja,consiste em um conjunto de movimentos repetitivos feitos com regularidade e que têm objetivos a alcançar, como por exemplo, o gasto calórico, o emagrecimento e o ganho de massa muscular. Os exercícios físicos devem ser planeados e dividem-se em várias categorias:

  • Aeróbica (caminhar e correr,por exemplo);
  • Resistência (musculação);
  • Flexibilidade (yoga, alongamentos).

Quando se pratica 3 horas de atividade física semanal já se é considerada uma pessoa ativa, apesar de esse tempo de atividade física não traga mudanças significativas para quem tenha por objetivo emagrecer. Quem tem por objetivo queimar gordura deve, para além da atividade física, fazer também exercícios físicos planeados para si durante pelo menos 4 horas semanais.

É de ressalvar que tanto o exercício físico como a atividade física são benéficas para a saúde, prevenindo doenças, como a diabetes, mau colesterol, arterosclerose, entre outras.

Então aqui fica um conselho: mexa-se! A sua saúde agradece! Pratique exercícios específicos de forma sistemática e veja o seu corpo a ficar esbelto e perfeitamente delineado, de acordo com o seu peso ideal!

Deixe um comentário

Leave a comment

Ou