Mindfulness:como emagrecer fazendo uma alimentação consciente


O que significa mindfulness?

Mindfulness significa atenção plena, ou seja, estar consciente do momento presente, prestar atenção ao que está a acontecer aqui e agora, com o nosso corpo, com a nossa mente, na realidade envolvente.

Onde surgiu o mindfulness?

Esta prática remonta ao budismo e foi trazida para o ocidente por Jon Kabat-Zinn, que durante um retiro meditativo percebeu que a prática da consciência/atenção plena seria útil nas atividades quotidianas e não só em contexto religioso. Assim, o mindfulness não tem de estar necessariamente vinculado a uma religião.

Como praticar mindfulness?

Para aderir a esta prática não necessita de ficar sentado em determinadas posições, nem acender velas ou incensos, nem tão pouco viajar para o oriente. Basta apenas ter atenção a cada respiração. Sentir o ar entrar pelas narinas, chegar aos pulmões e sair do nosso corpo. Sinta a temperatura do ar ao inspirar e note as suas diferenças ao expirar. Conecte-se com a realidade, ouvindo os sons ao seu redor: um carro que passa, um vizinho que aspira a casa, uma porta que bate ou um pássaro que canta. Mindfulness não consiste em parar de pensar, mas sim em não deixar os pensamentos em piloto automático, desgovernados. Se for difícil começar, use esta dica: diga em voz alta aquilo que está a fazer. Exemplo: ao se levantar da cama diga “eu agora estou sentado na cama; eu agora estou a calçar os meus chinelos; eu agora estou de pé a caminhar para a casa de banho”.

Como o mindfulness se aplica à alimentação?

Da mesma forma que se aplica a tudo o resto. Na nossa vida corrida o que mais fazemos é comer à pressa, muitas vezes em frente à tv sem prestarmos atenção aquilo que estamos a comer. A verdade é que muitas vezes cumprimos a tarefa de colocar comida dentro do estômago sem a saborearmos. Isso gera insatisfação, mesmo que inconscientemente, e depois ansiedade (ansiedade de voltar a comer pois o cérebro ainda não está satisfeito). A primeira coisa que a prática de mindfulness promove é a desaceleração. Reserve tempo para comer, pelo menos 20 minutos pois só após 15 minutos depois de você começar a comer é que o seu aparelho digestivo envia uma mensagem ao cérebro a dizer que está satisfeito.

Dicas para uma alimentação mindfulness:

Mindfulness:como emagrecer fazendo uma alimentação consciente

  • coma devagar, lembre-se que você, a sua saúde, o seu emagrecimento dependem disso;
  • use todos os sentidos: sinta o cheiro da comida, use as mãos para estimular o tato, perceba as cores dos alimentos e a forma como se dispõem no prato (ao cozinhar para si própria invista numa boa apresentação. Lembre-se de que os olhos comem primeiro do que a boca);
  • Visualize-se a comer: imagine-se a dar uma mordida, a mastigar, a saborear a comida, a engolir e sinta a satisfação que isso lhe proporcionará.
  • Agora faça na prática aquilo que imaginou: mastigue a comida devagar. Lembre-se de que a digestão começa na boca. Se comer muito rapidamente você comerá mais e dificultará o trabalho do estômago e do intestino, pois os alimentos chegarão mal processados até estes órgãos. Enquanto mastiga sinta a textura dos alimentos e só engula quando sentir que já extraiu do alimento o máximo de experiências sensoriais.
  • Desligue ao aparelhos que lhe tiram o foco: tv, música ou livros.
  • Diga adeus ao sentimento de culpa: não tem que se sentir culpada por comer algo que não é muito saudável, desde que coma apenas uma pequena quantidade desfrutando plenamente da experiência. Se lhe apetece bolo, coma uma fatia apreciando cada dentada. Pode ter a certeza de que não sentirá a necessidade imediata de comer a segunda fatia.
  • Faça uma lista de alimentos saudáveis a ter sempre por perto. Proporcione várias opções à sua alimentação diária.

 

Veja também:

Truques infalíveis para emagrecer de vez

Deixe um comentário

Leave a comment

Ou