Perder peso vs emagrecer


Perder peso não é sinónimo de emagrecer

Quando se quer emagrecer não podemos nos regular apenas pela balança. Muitos fatores podem provocar a perda de peso, mas nem sempre isso significa que estamos a perder o que realmente interessa: gordura!

Quando se muda de hábitos de vida com o objetivo de emagrecer, fazendo exercício e alimentação saudável, muitas pessoas desanimam porque ao subirem para a balança o peso aumenta em vez de diminuir. Pois é, não desanime nem desista se isto lhe acontecer, você está no caminho certo! O que acontece é que ao abandonar o sedentarismo e fazer exercício, você está a ganhar massa muscular, o que é saudável, mas faz os números da balança subirem.perder-peso-vs-emagrecer

Assim sendo, perder peso engloba tudo o que você perde: gordura, massa muscular, líquidos, entre outras coisas. Perder gordura consiste na perda de massa adiposa,o que se traduz por emagrecimento. Você só terá sucesso numa dieta se perder gordura!

A perda de gordura é quase sempre um processo lento (falando de um modo geral, já que as coisas podem sofrer alterações de acordo com cada organismo). Quando você perde peso de forma muito rápida, provavelmente não estará perdendo apenas gordura como também muitos líquidos (normalmente através das fezes, tornando-se a necessidade de evacuação muito frequente e as fezes mais líquidas do que o normal e através da urina).

Se o seu estilo de vida é sedentário, repense-o! Você pode estar a perder peso devido à falta de exercício, o que leva à perda de massa muscular e não ao verdadeiro emagrecimento. Este é um problema recorrente e preocupante pois leva a problemas metabólicos (alterações hormonais, fraqueza, alteração do ritmo de funcionamento do organismo, propensão para a Diabetes tipo II) e físicos (flacidez, celulite, deformações, entre outros).

Então o que fazer para controlar o seu processo de emagrecimento?

  • Reeduque a sua alimentação (anote tudo o que come…é fundamental para que tenha consciência de que está a ir ou não pelo bom caminho).
  • Faça exercício regularmente.
  • Descanse bastante, pelo menos 8 horas por noite (sabia que quando pratica exercício, o seu corpo vai queimar gordura mesmo enquanto dorme?).
  • Observe-se ao espelho, tente ver se as suas linhas estão proporcionais, se não há flacidez (fazer musculação, mesmo que seja de forma ligeira, é ótimo para evitar a flacidez) ou celulite.
  • Para além da balança, use também a fita métrica na cintura, coxas e peito. Meça-se periodicamente de modo a observar a sua evolução neste processo de emagrecimento.
  • Repare nas suas roupas, veja se estar a ficar mais largas ou não!

Lembre-se sempre: emagrecer depende não só do que você come como também do que você faz.

Deixe um comentário

Leave a comment

Ou