Dieta do Dr. Atkins


Dieta Atkins

Esta dieta pretende mudar a forma como o organismo funciona. Através da restrição dos hidratos de carbono, o corpo passará a acusar baixos níveis de glicose o que levará o organismo a queimar gordura em vez de glicose e isto levará,por sua vez à perda de peso. O próprio criador da dieta, Dr. Robert Atkins, perdeu peso significativamente ao colocá-la em prática. Esta é uma dieta dividida em quatro fases: 1ª Fase-indução (durante a qual se perde entre 2 e 5 kg por semana); 2ª Fase- Perda de peso continuado (PPC); 3ªFase- Pré-manutenção; 4ª Fase-Manutenção.

Uma das chaves para o sucesso desta dieta é evitar o processo fome, ou seja, em vez de fazer refeições grandes e muito espaçadas, deve fazer mais refeições (cerca de seis por dia), embora mais pequenas. Outra dica é não confundir fome com sede e por isso beber entre refeições cerca de oito copos de água por dia.

 

Dieta do Dr. Atkins

Dieta do Dr. Atkins

6

Eficácia…..

8/10

    Facilidade…..

    5/10

      Permições…..

      5/10

        Saúde…..

        6/10

          Vantagens

          • Perda de peso de forma rápida;
          • Dieta muito popular e comprovada por milhares de pessoas;
          • É personalizada uma vez que é você que tem que se testar para, a partir das regrar do Dr. Atkins, saber as quantidades que deve ingerir.

          Desvantagens

          • Muito restritiva, principalmente na primeira fase;
          • Na primeira fase registaram-se alguns efeitos secundários associados à restrição de hidratos de carbono: fadiga, mau hálito, coleterol alto, pedras nos rins;
          • Dá algum trabalho encontrar o nível certo de hidratos de carbono que se pode ingerir.


          Saiba tudo sobre a classificação da dieta

          Dieta do Dr. Atkins (restrição dos hidratos de carbono)

          A dieta do Dr. Atkins também pretende mudar a forma como o organismo funciona. Através da restrição dos hidratos de carbono, o corpo passará a acusar baixos níveis de glicose o que levará o organismo a queimar gordura em vez de glicose e isto levará,por sua vez à perda de peso. O próprio criador da dieta, Dr. Robert Atkins, perdeu peso significativamente ao colocá-la em prática. Esta é uma dieta dividida em quatro fases: 1ª Fase-indução (durante a qual se perde entre 2 e 5 kg por semana); 2ª Fase- Perda de peso continuado (PPC); 3ªFase- Pré-manutenção; 4ª Fase-Manutenção.

          Uma das chaves para o sucesso desta dieta é evitar o processo fome, ou seja, em vez de fazer refeições grandes e muito espaçadas, deve fazer mais refeições (cerca de seis por dia), embora mais pequenas. Outra dica é não confundir fome com sede e por isso beber entre refeições cerca de oito copos de água por dia.

          É uma dieta de reeducação alimentar,o que faz com as pessoas consigam emagrecer e, a grande maioria, manter ao longo da vida esse peso alcançado.

          Procedimento:

          Esta dieta divide-se em 4 fases:

          1ª Fase:Indução – dieta Atkins

          Dura cerca de duas semanas (no entanto as pessoas podem optar por ficar nesta fase mais tempo, caso queiram perder mais peso com maior rapidez) e consiste na restrição feroz de hidratos de carbono. Deve-se ingerir 100 gramas de proteína ao almoço e 100 gramas ao jantar. Só são permitidas a ingestão de 20 gramas de hidratos de carbono por dia, dos quais pelo menos 12% devem provir de legumes e vegetais sem amido como grãos. A ingestão de água deve ser abundante e deve-se fazer cerca de 6 refeições não muito grandes diariamente.

          2ª Fase: Perda de peso continuada (PPC) – dieta Atkins

          Nesta fase o objetivo é descobrir a quantidade certa de hidratos de carbono que você pode ingerir para continuar a perder peso, apesar da perda de peso ser mais lenta do que na primeira fase. Para isso deve-se aumentar a ingestão de hidratos de carbono para 25 gramas diárias e verificar se continua a perder peso. Se continuar a emagrecer,poderá aumentar muito lentamente a ingestão diária de hidratos de carbono chegar ao peso desejado. O mais importante nesta fase é encontrar o seu ponto de equilíbrio. Nesta fase podem ser reintroduzidas as frutas vermelhas, o queijo cottage, as nozes e sementes. Para combater a fadiga inerente à perda de peso,certifique-se de que está a ingerir a dose certa de sal. Continue a beber bastante água.

          3ª Fase: Pré-Manutenção – dieta Atkins

          É a fase de transição entre a perda de peso continuada e a manutenção. Quando na segunda fase você encontra o seu ponto de equilíbrio ideal para a perda de peso de forma lenta, ao mesmo tempo que consegue fazer uma ingestão de certo modo equilibrada de hidratos de carbono, você entrará na fase Pré-Manutenção. Vá aumentando diariamente 10 gramas de hidratos de carbono e vigie o peso. Assim descobrirá qual é a quantidade certa para si. Poder-se-á dizer que esta fase é uma sub-fase da PPC. É ideal para se fazer quando faltam apenas perder cinco quilos para se atingir o peso desejado. Quando atingir o peso desejado vá aumentado a ingestão de alimentos até ao ponto em que, em vez de perder peso, você vai manter esse peso por um mês. Se alcançar este objetivo está pronto para partir para a fase final desta dieta.

          4ª Fase: Manutenção – dieta Atkins

          Nesta fase você já alcançou o seu objetivo. Agora terá que fazer destes novos hábitos alimentares um modo de vida. Desta forma, o seu peso ideal manter-se-á para sempre! Aos novos hábitos alimentares associe algum exercício físico. Também será útil falar com pessoas que passaram pelo mesmo processo de reeducação alimentar através desta dieta: esse fator em comum irá motivar-vos mutuamente.

           

          Menu – Dieta Atkins

          Esta dieta exige que seja você próprio a construir o seu cardápio, à medida que vai restringindo os hidratos de carbono e percebendo como é que o seu corpo funciona. Por isso é que está cotada no nosso site como uma dieta de facilidade 2 ,pois cada pessoa tem que dedicar muito tempo diário na sua execução. O que lhe vamos dar são os alimentos permitidos em cada uma das fases. Não se esqueça de verificar sempre as percentagens permitidas em cada uma das fases no procedimento. Para que a dieta funcione, esses limites de vem ser cumpridos.

          1ª Fase: Indução

          Peixes (salmão, sardinha, atum, truta, bacalhau), carnes (aves, carne de vaca, carne de porco, vitela, bacon, presunto), ovos (um elemento chave nesta dieta), vegetais (abacates, abóbora, acelga, aipo, alcachofra, alface, alho-francês,azeitonas, beringela, brócolos, beterraba, castanhas, cebolas, cebolinho, chicória, aspargos, couve-rouxa, couve de Bruxelas, couve-flor, espinafres, ervilhas, nabos, pepinos, rabanetes, rúcula,salsa, tomate), ervas aromáticas (manjericão,pimenta de caiena, coentros, endro, alho, gengibre, oregãos, pimenta, alecrim, salva, estragão, cogumelos, vinagre), queijos (azul, chedar, queijo de leite de cabra,gouda, moussarela, parmesão, suísso), óleos (manteiga, azeite, óleo de linhaça), adoçantes e bebidas (água com gás, café e chá, leite de soja sem sabor, leite de amêndoas, refrigerantes light)

          2ªFase: Perda de Peso Continuado (cardápio que pode ser combinado com a lista da 1ªfase)

          Laticínios (queijo cottage,ricota, requeijão 2%, natas), nozes e sementes (Amendoim, amêndoas, castanha do pará, castanha de caju, pistachios, sementes de girassol, sementes de macadâmia), frutas (melão, framboesa, morangos e mirtilos), sumos (limão, lima e tomate).

          3ªFase: Pré-Manutenção (cardápio que pode ser combinado com as duas listas anteriores)

          Vegetais com amido (abóbora japonesa cozida, cenoura batatas cozidas, inhame, batatas doces), grãos (feijão preto, feijão vermelho, feijão branco, grão de bico, lentilhas,arroz integral, aveia) e frutas (banana, maçã, cereja, toranjas, uvas, pêssego, mangas, ameixas, melancia).

          4ªFase:Manutenção (são permitidos os alimentos de todas as fases anteriores)

          Alimentos à base de trigo (pães, tortas, massas e bolos)

           

          Deixe um comentário

          Leave a comment

          Ou